Ano: 1939 Fonte: AHMP


Praça Nova / Praça D. Pedro / Praça da Liberdade

A Praça D. Pedro na Carta de Telles Ferreira

FONTE: AHMP

A Praça D. Pedro adquiriu a denominação de Praça da Liberdade, após a implantação da República, nome que mantém atualmente.

Do lado poente, no lado esquerdo da imagem, a frente urbana não era contínua, pela existência de uma fonte, o tanque da Praça Nova, desenhado em 1794, por D. José de Champalimaud de Nussane. 

Do lado nascente, na direita da imagem, um conjunto de edifícios que resultam da reconversão da antiga ala de celas do Convento dos Congregados (de que hoje apenas se mantém a Igreja). 

Do lado Norte, os antigos Paços do Concelho, cuja demolição se iniciou em 1 de Fevereiro de 1916 para permitir a construção da nova Avenida. 

Esse processo de construção do Novo Centro Cívico pode ser consultado quarteirão a quarteirão, a partir dos links disponibilizados nesta página. 

 

- Quarteirão do Banco de Portugal

- Quarteirão do Imperial 


Avenida da Cidade / das Nações Aliadas / dos Aliados


A AVENIDA DA CIDADE

FONTE: FIMS

Desenho de José Marques da Silva evidenciando qual deveria ser, em sua opinião, a imagem adoptada para os novos edifícios da Avenida da Cidade. Apesar de mais tarde Marques da Silva ter vindo a ser responsável pelos projetos dos dois edifícios aqui representados (A Nacional e Pinto Leite), à data do desenho, 1917, nenhum dos dois lhe tinha sido formalmente encomendado. Existia, sim, uma encomenda ao arquiteto pela Caixa Económica Portuguesa para o projeto da sua sede filial no Porto, a quem este lote estava destinado pelo município no plano geral da Avenida da Cidade (convenientemente localizado imediatamente junto à filial do Banco de Portugal). Contudo, como a construção pressupunha a aquisição do lote e o mesmo veio a ser adquirido em hasta pública pela companhia de seguros A Nacional, a Caixa acabou a comprar um outro lote mais acima na Avenida, onde se veio a instalar alguns anos depois. 

Estes processos podem ser visitados, quarteirão a quarteirão, a partir dos links seguintes. 

 

- Quarteirão de A Nacional

- Quarteirão do Edifício Pinto Leite

- Quarteirão do Jornal o Comércio do Porto

- Quarteirão da Caixa Geral de Depósitos e Jornal de Notícias

- Quarteirão do Clube dos Fenianos